Ursinhos

Menu

Finalmente, a resenha: A Culpa é das Estrelas

| |
Um bom dia à todos, espero que estejam bem. Eu estou bem, um pouco triste por terminar de ler um dos melhores livros dos últimos tempos. É triste você ler um livro com a maior expectativa do mundo e ele superá-la, é triste você ler, chorar muito, sorrir até não aguentar mais, e chegar ao final. É muito ruim, é um vácuo no meio da gente. Não gosto de ler um bom livro e acabar desordenada no final dele. As coisas boas não deveriam ter um fim, mas infelizmente, não somos nós que fazemos as coisas nesse mundão. Para me servir de consolo, A Culpa é das Estrelas vai virar filme, pelo menos é o que eu creio. Começaram a gravar em Agosto, espero que assim que lançar no cinema eu vá ver com minhas amigas. Só posso lhes dizer para que levem ao pé da letra a mensagem na capa do livro: sim, você vai rir, vai chorar, e ainda vai querer muito, muito mais. Enfim, a resenha contém spoilers, assim como todas as outras que eu farei. Prefiro fazer desta forma: resumo do livro e minha opinião, juntos.

Hazel Grace é uma jovem dezesseis anos, que sofre de câncer de tireoide e metástase nos pulmões. Hazel vive em depressão, afinal, sabe que está morrendo. A única coisa que a mentém viva é o Falanxifor, um medicamento - se não me engano -. A mãe de Hazel se preocupa muito com a filha, como o natural de toda mãe. Ela tenta convencer a filha a ir à um grupo de apoio, para melhorar, ter esperanças. No grupo de apoio, ela conhece Augustus Waters, um jovem alto, magro, de dezessete anos, charmoso e bonito, que tem uma perna amputada, e por este motivo, utiliza uma prótese. Hazel percebe que Augustus a encara muito, o que a deixa ligeiramente incomodada. Conversa vai, conversa vem, os dois se tornam íntimos. Hazel, depois de um certo tempo, pede para que Augustus leia Uma Aflição Imperial, um livro que ela simplesmente ama, e que a 12 anos vem buscando a continuação. Em meio à metáforas, filosofias e afins, Augustus decide levar Hazel à Amsterdã, lugar onde Peter Van Houten, autor do UAI (Uma Aflição Imperial), vive. Hazel e Augustus vão esperançosos, crendo que irão descobrir o que acontece com os personagens do livro, uma vez que ele termina numa frase não acabada, por conta de a narradora morrer (ficcionalmente) antes de terminar sua frase. Aos chegar lá, os dois vão à um jantar, antes de encontrar Peter. Eles se apaixonam ainda mais, é lindo, emocionante. Mais tarde, visitam a casa de Peter e descobrem que ele é um velho bebum, rude. Ficam desapontados, mas em algum ponto, concordam com as coisas que ele diz, sobre a morte, e etc. Eles voltam a Indianópolis, ainda mais apaixonados. Hazel descobre, no voo para Amsterdã, que Augustus sofre de um câncer de osteossarcoma. Na verdade, ela já desconfiava, mas Augustus confirmou sua hipótese. Ele não havia dito nada por medo de que Hazel sofresse ainda mais, ele amava-a muito, assim como ela o amava incondicionalmente. Era amor verdadeiro, lindo... O caso de Augustus se agrava, ele começa a ter que usar cadeiras de rodas, começa a vomitar com frequência... Hazel faz de tudo para ajudá-lo - mesmo tendo que carregar seu cilindro de oxigênio para todos os lados - , mas Augustus sabia que iria morrer, então pediu para que Hazel e Isaac (personagem no qual esqueci de citar, ele é o amigo de Augustus, que também frequentava o grupo de apoio, e, recentemente, ficara cego) fazerem um elogio fúnebre para ele, antes que ele morresse. Essa parte é a mais emocionante do livro, quando Hazel lê o que escreve, enfim... Oito dias após esse episódio, Gus (Hazel, gradativamente, foi se tornando mais íntima de Augustus, e, por tanto, passou a chamá-lo de Gus) morre. Não é possível citar em uma resenha as características de todos os personagens, não para mim. Mas Augustus temia morrer e ser esquecido, queria deixar sua marca no mundo. Hazel entendia-o, e por isso foi ao velório bufando de raiva. Pessoas que nem falavam com ele direito, que nem se dispunham a entendê-lo, a conhecê-lo verdadeiramente, dizendo que amavam-o, que fora uma perda inestimável. Pulando a parte do velório, do enterro, dos choros, dos recados nos murais de Gus na internet e etc... Hazel vai à casa de Isaac, que, em algum momento, diz que Augustus escrevia algo para ela, antes de morrer. Hazel se lembra de ele ter dito algo sobre isso no voo à Amsterdã, e por isso procura por emails, bilhetes, papéis... Tudo o que pode. Enquanto, no fim, descobre que Gus havia enviado para Peter. O livro termina nas quatro páginas escritas por Gus para Hazel. Palavras emocionantes, nas quais não consigo escrever e/ou citar em chorar (acho que agora eu não choro mais, só se reler o livro). Vocês precisam ler para entender. Para entender o que as "Estrelas" significam, o que o "O.k." representa. É um romance melancólico e cômico, uma mistura de todos os sentimentos possíveis para resultar nas obras inigualáveis de John Green. Se for ler, digo-lhe que não se arrependerá, vale cada choro, cada lágrima. Você pode saber melhor sobre o livro, clicando aqui, já que eu tenho certeza que não consegui expressar nem a metade do que o livro queria representar. É possível lê-lo em PDF, leiam aqui, se quiserem. Mas sugiro que comprem o livro, que vem com todos os capítulos e é bem mais prazeroso, na minha opinião. Enfim, o que eu posso dizer é que toda a expectativa que criei, todos os meus desejos sobre o livro foram supridos e me surpreenderam. A Culpa é das Estrelas pode sim, e deve, ser considerado o melhor livro dos últimos tempos! Todos os personagens principais, Augustus, Hazel e, consideravelmente, Isaac, tem características que me atraem. Gus gosta de colocar um cigarro na boca e realizar sua metáfora. Você coloca a coisa que mata entre os dentes, mas não dá a ela o poder de concluir o serviço. Hazel, temia ser uma granada, temia fazer as pessoas perto dela sofrerem quando ela partisse. E Isaac, com seu jeito moleque e extrovertido, sempre colocando humor nas coisas mais temíveis, precisamente, a morte. Agora é só aguardar o filme, mas deixo abaixo a imagem dos personagens que o farão, ;) E alguns quotes, também.


Este é o Isaac, eu achei que combinou muito bem com o do livro. 

Gus! Exatamente como eu pensei. Perfeito, simplesmente. 

Hazel... Eu não acho que tenha combinado. Sinceramente, não vejo "química" entra ela e o personagem do Gus. 

 
A mãe de Hazel. Não tem absolutamente nada a ver com o que eu pensei. Sei lá. 

Peter Van Houten. Sei lá cara, nada a ver com o que eu pensei. 






Realmente... Eu chorei, eu ri, e eu quero muito mais.

Imagem do texto grifado por: Estre Aspas

30 comentários:

  1. Oin, nossa que perfeito esse livro né? Terminei de ler ele semana passada e logo fiz uma postagem no meu blog. Ele é muito perfeito né? Eu chorei tanto, mais tanto que meu olho ficou pequeno kkkkk'. Adorei o Augustus achei ele perfeito no livro <3. E as imagens, não achei nenhuma parecida haushasuhaus' Só o Isaac!
    Beijos, comenta?
    Blog da Juju.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente ótimo, maravilhoso, espetacular, inacreditavelmente perfeito. Eu achei o Gus e o Isaac parecidos com o que eu pensei, principalmente o Gus >3<

      Excluir
  2. Lindo cara eu quero ler *---* #necessito imediatamente! Meu Deus, todo mundo chora acho que vou chorar também quando eu for ler, tenho muitos sentimentos apesar de não expressar a maioria o.e

    Beijos || Panther Pink and Blue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, eu super hiper mega recomendo! =(^3^)= Eu acho que você vai chorar sim, mas isso não é mérito algum. Se você não chorar, não significa que é de outro planeta, u3u

      Excluir
  3. Aparenta ser ótimo, mas como você mesma disse, é bem triste -q Não gosto de coisas tristes, UHASUHSA Choro com facilidade sim, não me julgue. Adorei a resenha, marida divosa ♥

    Um grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparenta não, é. Não é aquele tipo de "triste" que te deixa pra baixo. O livro não é pessimista, o tempo inteiro os personagens falam coisas irônicas, fazem piadas, enfim... É um triste que te faz refletir, e não ficar em depressão. -q Que bom que gostou, e não, não te julgo, u3u

      Excluir
  4. Amo esse livro, é emocionante. Eu chorei lendo, ainda mais pelo fato de ter misturado coisas...que tocam a gente, né?
    Adoro a Hazel, mas acho que a atriz que vai fazer o filme, não combina com ela. Pelo menos, nunca imaginei que fosse assim, né. Será que o filme vai ser mais tocante do que o livro? :v
    Eu amo as frases do livro, hehe.
    Beijos ♥
    {Life Sucks, perfil } (mudei de blog, o meu antigo era Chá com Chuva)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo, ^^' Eu também gosto muito da Hazel, mas parece que a atriz em questão não combina com o Gus. Não tem química. Eu acho que deve ser sim, não sei... Eu também, os quotes são maravilhosos, principalmente a metáfora, ^^ Ah, ok, vou dar uma passa por lá, logo logo :3

      Excluir
  5. Eu achei ela com cara de Hazel, sei lá você viu ela de cabelo curto? Acho que parece bastante, mas isso depende de cada um não? Esse foi o melhor e o pior livro que eu já li, como? Realmente não sei kkkk
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim. Eu vi super-detalhadamente cada personagem :3 Mas realmente acho que não combina com a Hazel. O cabelo curtinho e tals, sim. Mas acho que o rosto não tem muito a ver 3= Eu acho que você achou ótimo pelo simples fato de ser estupendo, e ruim pelo fato de ter acabado tão injustamente.

      Excluir
  6. Já me senti assim. É ruim mesmo. Um dos melhores livros que li foi A casa dos Espíritos, de Isabel Allende. Grande história. Nunca li esse livro. Vou procurá-lo. Parece ótimo.
    Um abraço http://gauchaopina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... Eu nunca li A Cada dos Espíritos, se li, não me recordo. Procure sim, garanto que não irá se arrepender ;3

      Excluir
  7. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH cara, tipo eu não tinha lido uma resenha tão boa assim '-'
    Na verdade eu estava odiando as resenhas que li desse livro mais a sua está perfeita T_T
    Vou procurar esse livro hehe' achei muito interessante. Pelo menos quero ler antes de ver o filme HAIHSUAHSUAHUS' o_o
    Ótimo post !

    Beijos ;3 |SW ~Aguardo sua visita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *sentindo blefe no ar* UAEHUAEHUAEH' Muito obrigada, Viih <3 Eu fico feliz em suprir suas expectativas quanto à postagem e quanto à resenha, é muito bom saber que te agradei, =^-^= Eu acho melhor mesmo que faça isso, assim o filme surtirá mais efeito sob você ;3

      Excluir
  8. Já li esse livro, e chorei no fim :c é muitooo bom. Sua resenha está ótima <33
    Os atores achei parecido do que imaginei, só o Peter Van Houten que imagine o Haymitch de jogos vorazes heuehueh' sério. '-'
    Obrigada pelo seu comentário lá no blog!
    Beijooos, espero sempre sua visita =)
    Sweet Secret Fantasy(clique)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também chorei no finalzinho, principalmente quando Hazel recita seu elogio fúnebre para o Gus. Muito obrigada, fico feliz em saber! ✧・゚:* \(◕‿◕✿)/ *:・゚✧ Eu imaginei o Peter mais ou menos como o Haymitch, imaginei uma pessoa relativamente baixa (relativamente, mesmo), calva e gordinha, :3 Não precisa me agradecer, comento sempre que posso, ◕ω◕

      Excluir
  9. Eu já li o livro e chorei muito no fim! ç-ç O livro é lindo e eu gostei da sua resenha :3
    Eu achei os atores relativamente parecidos com o que eu imaginei,não idênticos,mas aproximados do que eu imaginei. :)
    Eu conheci seu blog hoje,adorei o lay,é bonito e criativo! x3
    Beijos!
    Incrivelmente Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente emocionante, ◡ω◡ Que bom que gostou, meu anjo :3 Fico extremamente grata por isso! Bem, aproximados estão, mas ao meu ver, a mãe da Hazel e o Peter estão completamente fora do padrão, ≖︿≖ Seja bem vinda então, Mari ;3 Espero que fique aqui por muito tempo, e muito obrigada pelo elogio! *ω*

      Excluir
  10. nossa, o peter tá acabadinho hein T.T eu vi ele em homem aranha e... SAUSHAUHSUS okay, faz tempo mesmo. O livro é perfeito. Não sabia que se tratava dessa história... Mas, obrigada, vou ler online u_u http://cherrylandforever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, por isso achei meio "descombinante" o papel dele. Quando eu lia as resenhas, não tinha ideia fixa sobre a história. Assim como você, rs. Mas em minha resenha, quis fazer de uma forma clara, apesar de conter vários spoilers. (´◠ω◠`) Não precisa me agradecer, espero que veja mesmo, é o tipo de livro que precisa ser lido.

      Excluir
  11. Não flor! eu dei os creditos no fuinal do post *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, desculpe-me pelo engano, ◠︿◠

      Excluir
  12. Cara deve ser mto lindo esse livro, minha amiga tem mais não quer me emprestar aquela VACA!! Esse Isaac ae, ele fazia uma série na Nick quando pequeno ner?!
    Eu que sou chorona acho q vou chorar do começo ao fim do livro cara :c
    Kissu O (≧ ∇ ≦) O #May-Sun

    Nosso Diário Nada Convencional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve não, é. Eu confesso que também não empresto meus livros com muita facilidade, são como preciosidades que eu não consigo me desapegar, nem por um dia, (≖ω≖✿) Eu não me lembro bem, não assisto Nickelondeon com frequência, rs. No começo é meio improvável que chore, o desfecho é mais emocionante, (*ノ・ω・)ノ

      Excluir
  13. Eu amei amei amei amei o livro , li faz um tempinho já *u*
    Adorei sua resenha , imagino o Gus exatamente assim , mas a Hazel de cabelos curtos , rçrç.

    Beijão ♥
    Menina Chic - Retribui ? ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li recentemente, - óbvio -, mas não me arrependo, louvo Deus por ter tido a oportunidade de lê-lo antes que esgotasse, (╯°□°)╯Que bom que gostou, fico feliz em saber! Bem, na personagem, a Hazel tem cabelos curtos sim, :3

      Excluir
  14. O livro é realmente ótimo. Sua resenha ficou bem feita. Agora é só esperar o filme. Quero assistir e ver se vai ser a mesma coisa que o livro :D
    Estou sorteando DEZ livros em ritmo de Halloween, você poderá levar todos para casa.
    Participe!
    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo mesmo, também espero que o filme seja bom :3 Opa, vou participar u3u

      Excluir
  15. Awn, agora estou mais ansiosa ainda pra ler o livro, vou ganhar de Natal *-*

    Mahh | Maria Eduarda | Nyah! Fanfiction

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber! ^-^ O natal já passou (~demorei~), você ganhou? :9

      Excluir

Seu comentário será sempre bem vindo, desde que não seja ofensiv. Bom, você poderá fazer pedidos pelos comentários se quiser, ou também, pode optar pelo MMG Express, que é um serviço do MMG, criado para atender a pedidos exclusivos. Quando você pede por lá, em vez de postarmos o seu material, enviaremos direto para o seu e-mail, com a maior agilidade e qualidade possível! Agora é com você, deixe seu comentário e moderaremos assim que pudermos! ♥